2.9.09

FUZARCA! Black music na veiA

Começou no dia 02 de setembro o FUZARCA, Black Music na veia, nas ondas da Rádio Comunitária Heliópolis. Com apresentação de Simbionte, um cara nada convencional, tem como proposta fazer uma grooveria cheia de swing com muito funk, rap, soul, jazz, acid jazz, samba funk, samba rock e por aí vai... conforme a imaginação e experimentação do pessoal independente, que se entranha na black music, mandar. Sons e batidas que vão nessa onda, dos quatros cantos do mundo compõem o repertório do programa.

Música que não se ouve no circuito comercial de rádio. Esse circuito, compromissado que está com com os jabás e interesses privados da indústria fonográfica, repetidora de idéias massificantes, que induzem à venda e ao consumo, tratam a arte como produto e o consumidor como uma máquina de consumir. Já aqui, nas ondas da Heliópolis e do FUZARCA, música africana, árabe, indiana, underground, música independente, música nova, com propostas diversas, fazem parte do repertório do programa. Mistura de ritmos e tendências para mostrar para a comunidade de Heliópolis o que se anda aprontando em outros cantos do mundo e do Brasil e como as produções regionais podem se apropriar dessas tendências e criar algo novo... é disso que está se falando nesse programa.

Garimpar, chafurdar, trocar idéias, criações, experimentar. Além de música, o FUZARCA traz ao programa e promove músicos e artistas de Heliópolis e também de fora da comunidade, apresentando sua arte e seus pensamentos nas ondas da rádio comunitária. A intenção é não só promover os artistas independentes e que não têm atrás de si uma gravadora grande, uma gravadora que cobra música produzida em escala industrial, de venda fácil e rima pobre, mas também trocar uma idéia com essa rapaziada. Conhecer suas influências, suas misturas, suas batidas.


O programa vai ao ar segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h. Segunda é reservada para a black music brazuca: Funk Como Le Gusta, Black Sonora, Enigma Black, B Negão são alguns dos artistas que "swingadamente" poderão ser apreciados no FUZARCA da segunda. Além de músicas, é o dia do bate-papo. Já na quarta, é reservada para a world music: batidas dos quatros cantos do mundo. Black music pincelada com ritmos diversos: levadas de kwaito, kamele n'goni (guitarra de Mali), citara, tabla (percussão indiana), groove cigano, turco, misturado com a música politicamente incorreta de Mano Chao e o soul "rappeado" do Poets of Rhythm, US3, Ozomatli e por aí vai, mundo afora.

Esse é o FUZARCA, black music na veia!
Em breve postaremos aqui os programas.

Um comentário:

  1. Opa... que massa saber que o Black Sonora está na programação do Fuzarca. Valeu demais essa força... a música independente brasileira agradece o apoio.

    no mais... aquele abrAÇO das Geraes

    Yuga

    ResponderExcluir

Nesse espaço você dialoga com ComunA e deixa seus comentários e observações sobre o que escrevemos.